Skip to main content

Se você tem um comércio ou presta serviços para clientes, já deve ter se perguntado se vale a pena aceitar vouchers e cartões de benefícios, não é mesmo? Geralmente, a companhia precisa se adaptar para esses pagamentos e isso traz alguns custos.

Com essa despesa e adaptação, é comum pensar que aceitá-los não trará benefícios. Contudo, existem diversos motivos para oferecer essa forma de pagamento e de descontos para os seus clientes.

Quer saber por que você deve aceitar vouchers e cartões de benefícios e suas vantagens? Então continue a leitura desse conteúdo e aprenda!

O que são os vouchers e os cartões de benefícios?

O voucher é um tipo de cartão que o cliente utiliza para conseguir um desconto em produtos ou serviços. Eles podem ser distribuídos pela própria empresa como estímulo ao consumo ou por meio de promoções e sorteios.

Desse modo, eles servem como uma forma de garantir que o cliente voltará para adquirir produtos ou serviços na loja. Afinal, com o desconto em mãos, eles são estimulados a retornar e buscar outras facilidades no estabelecimento.

Os vouchers podem garantir descontos percentuais ou em valor fixo, servindo também como cartões de presente. Ou seja, o cliente pode adquirir um voucher para presentear outra pessoa, que passará a ter direito ao desconto ou valor para compra.

Já os cartões de benefícios são aqueles mais conhecidos como vale alimentação ou vale refeição, distribuídos por empresas. Eles servem para fazer determinadas compras no estabelecimento, com finalidades específicas.

Também há outros tipos de benefícios, como o vale cultura, que serve para o pagamento de serviços relacionados ao lazer. Aqui, eles geralmente são distribuídos por terceiros e o estabelecimento receberá o valor completo da venda.

Contudo, pode haver parcerias para ter mais exclusividade, casos em que há concessão de descontos para o seu uso. Então é preciso entender como eles são utilizados na sua região para se adaptar.

Quais são as vantagens de aceitá-los?

Após conhecer o que são os vouchers e os cartões de benefícios, fica a dúvida: afinal, existe vantagem para o estabelecimento em aceitá-los? 

Entenda a seguir alguns benefícios de trabalhar com essas opções!

Captação de clientes

A primeira vantagem de aceitar os vouchers e os cartões de benefícios diz respeito à maior captação de clientes. Ao ter benefícios no estabelecimento, é comum que a indicação da loja ou da empresa aumente entre os consumidores.

Além disso, geralmente os vouchers têm um prazo de validade. Portanto, os consumidores costumam fazer compras antes do vencimento, ainda que a necessidade não seja urgente. Isso proporciona mais chances de fazer com que as pessoas conheçam o estabelecimento.

Ademais, muitos utilizam os cartões de benefício com frequência e, aceitá-los, abre uma porta para mais interessados. Dessa forma, a companhia consegue atrair mais interessados sem ter que, necessariamente, fazer campanhas ou aumentar a publicidade. 

Aumento das vendas

Essa maior captação de clientes e interesse entre as pessoas acarreta em aumento de vendas. Apesar de o aumento ser momentâneo no caso dos vouchers, as empresas podem adotar práticas para a fidelização dos interessados.

Já entre os consumidores que utilizam cartões de benefícios, o aumento é proporcionado por essa opção. Como você percebeu, a prática é comum entre aqueles que usufruem do vale refeição e alimentação.

Praticidade

Os vouchers e os cartões de benefícios também são opções práticas para os clientes consumirem no seu estabelecimento. Eles não exigem burocracia e cadastro por parte dos consumidores — um benefício essencial em tempos de segurança de dados.

Com o aumento do uso de tecnologia, vendas online e facilidades no pagamento, é comum que as pessoas rejeitem as alternativas com muita burocracia. Então, proporcionar praticidade e comodidade no momento da aquisição de produtos e serviços é essencial.

Segurança no pagamento

Além da praticidade, os vouchers e os cartões de benefícios também são opções seguras de pagamento. Novamente, com a crescente das vendas online e soluções virtuais, garantir tranquilidade nesse momento é fundamental.

Sabendo que não há riscos de fraudes e que as alternativas são confiáveis, os clientes tendem a aceitá-las com mais facilidade e utilizarem constantemente. Portanto, sua empresa consegue manter o fluxo de consumidores e garantir a fidelização.

Quais desafios devem ser superados para evitar problemas?

Para utilizar os vouchers e os cartões de benefício, é muito importante que a empresa supere alguns desafios. Primeiro, é fundamental que a companhia seja registrada corretamente, com um CNPJ regular e registro na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Essas práticas são essenciais porque alguns tipos de cartões, como o vale refeição, só podem ser utilizados em restaurantes e bares. Ou seja, é preciso ter um registro do ramo da atividade — e ela deve ser adequada às alternativas.

Nesse sentido, entender as regras empresariais é importante para evitar problemas. Ainda, se houver a contratação de um terceiro para oferecer o serviço de voucher, é preciso conhecer as principais opções do mercado.

Muitas empresas são especializadas nessas formas de benefício, oferecendo cartões de fidelidade, descontos e de presente. Assim, elas podem garantir que o sistema funcionará com mais credibilidade e segurança.

Portanto, é preciso adequar seu negócio para garantir que todas as regras e recomendações sejam cumpridas. Apesar de parecer um custo desnecessário, como você viu, essas alternativas de pagamentos e facilidades trazem diversos benefícios.

Como se preparar para essa forma de pagamento?

Você já percebeu que essas formas de pagamentos são demandas do mercado. Com a crescente concorrência em todos os setores, sua empresa precisa se preparar da melhor maneira para absorver as novidades.

Nesse cenário, contar com um parceiro de confiança e que ofereça soluções personalizadas para sua companhia é fundamental. A Gold Soluções é especializada nessa área, trazendo alternativas para a conciliação automática de cartões e vouchers.

Assim, a rotina da empresa fica simplificada e otimizada, acarretando eficiência e segurança na gestão. Então, antes de instituir essas formas de pagamento no seu estabelecimento, não deixe de entender como nós podemos ajudá-lo.

Pronto! Agora você já conhece os vouchers e cartões de benefícios, entendendo as vantagens de aceitá-los. Contudo, não esqueça de que é muito importante se planejar para a implantação dessas alternativas na sua empresa e se adequar à gestão dos pagamentos.

Quer contar com um parceiro para otimizar a rotina financeira do seu negócio? Então entre em contato com a Gold Soluções!