Você sabe quais os 4 principais erros da conciliação de cartões e vouchers? Descubra aqui!

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Não há nada melhor que ter a percepção que o seu empreendimento está crescendo, não é mesmo? Ver as vendas aumentarem e ter o reconhecimento dos clientes é algo que nos incentiva a oferecer novos produtos e serviços, além de trazer novas formas de pagamentos. Entretanto, o que muitos empresários não ficam atentos, é que junto ao crescimento temos também algumas “dores”.

No comércio, temos grandes demandas de vendas em cartões, sejam eles voucher, crédito ou débito. Com esse volume de vendas crescendo é fundamental ter uma rotina de conciliação das suas vendas em cartões e vouchers para garantir que está recebendo corretamente tudo que vende. Mas, é nessa hora que precisamos ficar atentos, porque ao contrário, podemos cometer algumas falhas. 

No artigo de hoje vamos falar sobre os 4 principais erros da conciliação que podem gerar dores de cabeça futuras e como podemos nos preparar para não cometê-los.

1. Pensar que não precisa fazer Conciliação

Esse erro é como uma bomba relógio. Muitos empresários acabam perdendo dinheiro e levando golpes financeiros, simplesmente, por não realizarem a conciliação. Afinal, no pensamento de muitos, esse é um processo de burocratização e que não influenciará em nada.

Este é um achismo muito equivocado, pois, sem a conciliação, existe uma enorme  possibilidade de ter grandes perdas financeiras. Por isso, se você pensa que não é preciso efetuar a conciliação das suas vendas na modalidade de cartões, está na hora de mudar este pensamento.

2. Achar que conferir o portal da operadora é conciliar.

Realizar a conferência de informações pelo portal da operadora definitivamente não é conciliar. Algumas empresas acreditam que basta fazer esse exercício e já estará tudo certo. Mas quando você faz isso, apenas valida a informação que está lá e não confronta essa informação com o que estava previsto em seu contrato. 

O processo de conciliação é mais complexo e demanda que seja feito um cruzamento de dados. Desta forma, é preciso ter as informações do contrato (principalmente das taxas) e verificar cada uma das vendas e certificar-se que os valores estão de acordo.

3. Achar que conferir extrato do banco é conciliar.

Assim como existem os que acreditam que conciliar é verificar o portal da operadora, há também aqueles que acham que conciliar é conferir o extrato do banco. 

Da mesma forma que o erro anterior, pensar isso é um erro muito grande, porque é preciso realizar o cruzamento de informações ou pode acabar virando prejuízo.

4. Dizer que por ter um ERP não precisa fazer Conciliação.

Primeiramente, precisamos reforçar que o papel de um Enterprise Resource Planning (ERP), ou Sistema de Gestão Empresarial, não é fazer conciliação. Em segundo lugar, temos que avisar que a funcionalidade dele é apoiar o gerenciamento logístico da empresa, unificando a plataforma de gestão. 

O erro de achar que por ter um ERP não precisa fazer conciliação é enorme, pois, a função que um software de conciliação realiza é diferente e tão necessária quanto o ERP. Além disso, quando se trata de um empreendimento, como comércios e mercados,  com alto volume de vendas em cartões, o software de conciliação é ferramenta vital da empresa.

Realizar a conciliação é crucial para os comércios, porque essa atividade garante que você receberá de forma correta tudo o que está vendendo.

Esses são os principais erros da conciliação e podem ser facilmente evitados, para isso, basta ter uma ferramenta que automatize e que otimize o processo de conferência do financeiro das vendas de cartões de crédito, débito e vouchers. Assim, a empresa tem ganho de tempo, assertividade e melhoria nos resultados e retornos das vendas.

Na Gold Soluções fazemos todo esse processo de forma automática, através da nossa plataforma Gold Card e ainda oferecemos a você nosso time de assessores financeiros, especialistas em conciliação de vendas, que analisa sua operação e buscar as melhores oportunidades de melhoria de custo! Tornando suas vendas em cartões mais baratas e o processo de conciliação muito mais simples, fácil e ágil.

E se quiser bater um papo sobre esses erros, estamos no WhatsApp te esperando! Só clicar no ícone no canto da tela =)

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