Skip to main content

Realizar a conciliação de cartões e vouchers faz com que você tenha maior segurança e controle dos recebimentos das suas vendas, além de gerar economia de tempo para você se dedicar mais à sua empresa.

Com o boom dos cartões e dos benefícios pagos pelas empresas aos seus colaboradores via vouchers, o comércio passou a estar diante de uma nova obrigação. Segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021, foram transacionados cerca de R$2,65 trilhões por meio de cartões, o aumento significa mais de 33% em relação ao ano de 2020. O aumento é reflexo dos cenários que o mundo passou nos últimos anos, o que fez com que os hábitos de consumo e meios de pagamentos mudassem.

Desta forma, as empresas tiveram que se ajustar aos novos cenários e passaram a fazer o recebimento de suas vendas através de cartões e vouchers. Por isso, a conciliação de cartões e vouchers se tornou um processo essencial e que, literalmente, salva empresas de terem prejuízos e dores de cabeça por problemas causados na hora do pagamento.

Se você ainda não tem compreensão da dimensão da relevância que este processo possui para o seu estabelecimento, convidamos você para acompanhar este artigo e descobrir a importância de realizar as conciliações de cartões e vouchers periodicamente e de maneira correta.

O que é a conciliação de cartões e vouchers?

É um processo de conferência das vendas, das taxas cobradas pelas operadoras de cartões, do valor líquido a ser recebido e do que foi recebido em sua conta bancária.

Sendo assim, podemos entender que a conciliação é a conferência de valores pagos pelos seus clientes por meio de cartões, débito ou crédito, ou vouchers, também conhecidos como vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e outros.

A conciliação é uma análise minuciosa dos valores das vendas efetuadas nestes formatos para serem identificados possíveis erros no processo. Utilizando essa metodologia, o empresário passa a ter mais segurança, agilidade, confiança no seu modelo de vendas, além de ter outros benefícios para o financeiro e contábil da empresa.

Por que é necessário conciliar suas vendas de cartão e voucher? 

Muitos empresários não se dão conta, mas, durante a utilização de maquininhas pode haver alguns problemas como interrupções momentâneas do funcionamento, falhas de internet e outros pequenos bugs que travam e geram ruídos nos dados de pagamento.

Sendo assim, os empresários que não se atentam à possibilidade destes pequenos problemas e não realizam a conciliação periódica, estão sujeitos a tomarem prejuízos consideráveis. Por exemplo, podem surgir problemas com o fluxo de caixa e no fechamento contábil da empresa.

Portanto, conciliar os cartões e vouchers é um processo que todas as empresas que trabalham com esses meios de pagamentos devem realizar. Isso, pois, torna possível a identificação de problemas e auxilia com que a empresa se mantenha organizada. A seguir você poderá conferir os 5 principais benefícios de realizar este processo.

5 benefícios da conciliação e da automatização desse processo

Você já deve ter percebido que a conciliação é mais que essencial para que seu empreendimento tenha sucesso financeiro. Entretanto, ainda não soube quais são os reais benefícios de dedicar tempo, verbas e/ou equipe para realizar essa tarefa.

Sendo assim, listamos cinco benefícios da conciliação de cartões e vouchers para você tirar suas próprias conclusões.

            1. Auxilia a combater fraudes e erros:

Como comentado anteriormente, durante o processo de venda pode haver alguns ruídos e bugs que resultem em problemas no registro da venda. Um exemplo comum é a impressão do comprovante de venda, porém o valor não chega a ser creditado na conta da empresa, assim, criando uma “falsa venda”.
Além disso, pode ser que aconteça situações em que pessoas hajam de má-fé, assim  fazendo com que a sua empresa saia lesada em suas vendas. Por isso, realizar a conciliação de cartões e vouchers tem uma visão holística do que está acontecendo e não deixa com que você sofra com perdas.

            2. Otimiza o tempo do empreendedor:

Ao realizar a conciliação a partir de uma plataforma que é focada em gerar resultados favoráveis a sua empresa por meio de automações eficazes, você consegue otimizar o seu tempo e mudar o foco.
Ou seja, ao invés de ter que se preocupar em fazer vários processos de modo manual, você automatiza processos repetitivos e, deste modo, libera mais tempo para se dedicar a outras atividades, como as de atração de clientes, expansão do empreendimento e formas de conquistar uma fatia ainda maior do mercado em que sua empresa atua.

             3. Melhora na gestão empresarial:

A conciliação tem como objetivo tornar o processo de administração financeira mais confiável. Assim sendo, ao ter um sistema de conciliação de vouchers e cartões torna a gestão empresarial mais certeira em suas tomadas de decisão, já que os dados de pagamento serão mais corretos e poderão gerar insights que vão auxiliar no desenvolvimento da empresa. 

             4. Auxilia a evitar problemas:

O financeiro é uma parte muito complexa de uma empresa, afinal, são muitos os pormenores que rondam as atividades desse departamento. A conciliação de cartões e vouchers auxilia que sejam identificados os possíveis erros e que sejam sanados de maneira rápida.
Além disso, a conciliação pode ser realizada através de plataformas que automatizam os processos que seriam manuais, logo, as possibilidades de erros que seriam causados devido à ação humana são diminuídos consideravelmente em suas operações.

             5. Gestão de taxas mais eficiente:

Você sabia que “78% das empresas que utilizam maquininhas de cartões e vouchers sofrem com tarifas indevidas e repasses errados pelas operadoras”? É assustador saber isso, não é mesmo?

Com uma Plataforma de Conciliação de Cartões e Voucher, você consegue otimizar toda a sua gestão de taxas e, deste modo, seus resultados passam a ser mais positivos, com mais assertividade e eficácia. Tudo isso significa que você terá menos dores de cabeça com pagamentos e mais tempo para se dedicar a conquistar mais vendas e clientes.

Como conseguir realizar conciliação de cartões e vouchers

Realizar a conciliação não é nada complexo, ainda mais quando se pode contar com uma plataforma como a da Gold Soluções. Com o Sistema Gold Card, a Plataforma de Conciliação de Cartões e Vouchers, nós te auxiliamos e te assessoramos em todo o processo de identificação de oportunidades de melhores custos em sua operação.

O Sistema Gold Card automatiza a conciliação de cartões, facilitando muito a rotina financeira das empresas. Além disso, a Gold Soluções oferece um time altamente qualificado para dar suporte nas negociações junto às operadoras de cartões, além do suporte na identificação de oportunidades.

Atualmente são mais de 1500 empresas assessoradas todos os dias por mais de 40 especialistas em meios de pagamentos. A Plataforma de Conciliação da Gold Soluções oferece tudo o que você precisa para deixar a sua empresa longe de tarifas indesejadas.

É um processo e tanto né? Venha ter mais segurança, controle e agilidade nas conferências de suas vendas em cartões e vouchers, chame um de nossos especialistas =)