Skip to main content

Cuidar das finanças do negócio, independentemente do porte ou do segmento de atuação, é um dos segredos para o sucesso. Ao mesmo tempo, essa é uma tarefa que demanda tempo, recursos e máxima atenção da empresa. Para simplificar sem prejudicar a qualidade, existe o BPO financeiro.

Trata-se de uma solução que pode atender seu empreendimento de modo customizado e estratégico. Se for implementado corretamente, ele pode trazer vantagens na rotina atual e no médio e longo prazo. 

Quer saber mais? Neste artigo, você descobrirá o que é o BPO financeiro e como ele funciona. Confira!

O que é o BPO financeiro?

O BPO é a sigla para Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de negócio. Sendo assim, o BPO financeiro corresponde à terceirização da gestão financeira da empresa.

Ele consiste em uma solução focada nos processos de negócios que mais impactam a composição e o funcionamento das finanças empresariais. Como você verá, o BPO também pode realizar atividades correlatas ao gerenciamento financeiro.

Como funciona o BPO financeiro?

Quanto ao funcionamento do BPO financeiro, saiba que tudo começa com a contratação por parte da empresa. O negócio contrata uma equipe especializada nas operações do departamento financeiro, que ficará responsável pela execução de tarefas.

Depois, o BPO financeiro realiza um reconhecimento das necessidades específicas. Nesse momento, consideram-se o segmento de atuação, as dificuldades e os pontos de atenção. A partir disso, são definidas as rotinas relacionadas à gestão de finanças empresariais. 

É preciso que o negócio contratante ofereça acesso às informações e aos sistemas financeiros, para que as atividades sejam executadas. Entre os processos que podem ser terceirizados, estão a conciliação de cartões e vouchers, a conciliação bancária, a emissão de relatórios e outros.

Além disso, podem ocorrer procedimentos de apoio ao departamento financeiro. É o caso da execução de rotinas contábeis, da estruturação de obrigações tributárias e soluções relacionadas.

Para que serve o BPO financeiro?

A principal função do BPO financeiro é terceirizar e, em muitos casos, automatizar as tarefas que são executadas na gestão financeira. Ocorre uma transferência de responsabilidade do time interno para o time externo, conforme as demandas levantadas e com os padrões exigidos.

Isso não significa, necessariamente, que o departamento financeiro da empresa será inteiramente substituído ou eliminado. As tarefas mais repetitivas e operacionais podem ser terceirizadas, enquanto as atividades estratégicas continuam com o time interno.

Quais são os benefícios da solução de terceirização?

Devido a seus objetivos, a contratação de um BPO financeiro pode trazer diversos benefícios, desde que a escolha seja feita corretamente. Na sequência, descubra quais são as principais vantagens de realizar essa contratação!

Aumento da eficiência e da produtividade

Por meio da terceirização é possível tornar a atuação financeira do negócio mais eficiente. Isso acontece porque a terceirizada escolhida dispõe de tecnologias e de amplo conhecimento na área. A partir da estruturação e a automação de tarefas, os resultados são obtidos mais rapidamente.

Essa vantagem é essencial para elevar a produtividade e evitar problemas como os atrasos na elaboração de balancetes ou relatórios, por exemplo.

Além disso, o aumento da eficiência favorece a obtenção de escala. Na prática, é possível atender a um volume maior de solicitações sem ter que ampliar a equipe interna na mesma medida.

Redução de erros

A contratação de um BPO financeiro de alta qualidade também pode ajudar na redução de erros, o que é essencial para a qualidade. Com o emprego de tecnologia, ocorre uma interferência humana menor, o que diminui os riscos de acontecerem falhas.

Além disso, é uma maneira de controlar melhor as operações e identificar distorções ou valores que não são correspondentes. Assim, evita-se a propagação de equívocos ao longo de outros processos.

Transparência sobre as informações financeiras

Um bom BPO financeiro também pode ajudar seu negócio a ter mais visibilidade sobre as informações financeiras. Ao fazer a conciliação de vendas, por exemplo, é possível saber se todos os pagamentos foram registrados nas adquirentes de cartões.

Além disso, a conciliação bancária demonstra se todos os valores e movimentações foram devidamente registrados. Logo, existe muito mais transparência, o que favorece a gestão de finanças empresariais.

Prevenção de fraudes e perdas

Como acontecem menos erros e existe maior transparência, o BPO da gestão financeira pode auxiliar na prevenção de perdas. Diante de menos falhas, fica mais fácil evitar cobranças inadequadas ou corrigir lançamentos que não foram registrados adequadamente.

Essa também é uma solução para diminuir os riscos de fraudes ou desvios. Com a terceirização, há um mapeamento completo das finanças, o que traz mais confiabilidade para a gestão.

Apoio à tomada de decisão

Por meio de uma solução de terceirização também há como coletar e aproveitar melhor as informações financeiras disponíveis para a tomada de decisão. Isso porque a elaboração de relatórios ajuda a acompanhar indicadores financeiros e encontrar os caminhos mais adequados.

Ao conhecer as taxas das adquirentes que incidem sobre as operações, é possível negociar condições melhores, por exemplo. Também existe a chance de identificar gargalos, de entender os fluxos das finanças e de criar planejamentos a partir disso.

Como você viu, o time interno pode começar a atuar de forma mais estratégica, o que tende a impulsionar os resultados gerais do negócio.

Como implementar o BPO financeiro?

Se quiser aproveitar os benefícios desse tipo de BPO, sua implementação começa com a definição de objetivos. Entenda o que a empresa pretende obter com a contratação e como a terceirização pode ajudar na conquista.

Além disso, é importante identificar as etapas críticas, para saber quais não podem deixar de ser terceirizadas. A conciliação financeira, como de vendas e bancária, exige atenção especial e deve fazer parte da solução de BPO.

Por fim, busque uma empresa que seja experiente e disponha dos recursos necessários. Ainda, o time precisa ser qualificado e confiável, devido à natureza das informações compartilhadas. A Gold Soluções é uma fintech completa para isso.

Contamos com soluções para automatizar e terceirizar a sua gestão de finanças empresariais. Com um time preparado e operações de qualidade, os dados do seu negócio são tratados em busca dos melhores resultados. Além disso, você pode contar com consultoria financeira.

Conhecendo os benefícios e as características do BPO financeiro, é possível escolher a melhor alternativa para a sua empresa. Tenha atenção com a implementação, que deve ser estratégica para que a solução apresente o desempenho esperado.

Se quiser contar com uma terceirização de qualidade para o seu departamento financeiro, fale conosco da Gold Soluções!