Skip to main content

Para atrair os clientes, é comum que os estabelecimentos ofereçam condições diferenciadas de pagamento, incluindo o parcelamento. Porém, isso pode afetar o fluxo de caixa do negócio, que precisa de recursos para cumprir suas obrigações. Como solução, há a antecipação de recebíveis.

Esse é um processo que permite que a empresa traga seus recebimentos futuros para o momento presente, o que pode favorecer a estrutura de contas. Ao mesmo tempo, é uma alternativa que exige preparo e a adoção de boas práticas para que tenha sucesso.

Neste artigo, você saberá como contratar a antecipação de recebíveis de forma a obter seus melhores resultados. Descubra!

O que é a antecipação de recebíveis?

Quando um negócio realiza a venda a prazo, como por meio de cartões e vouchers, o pagamento não é compensado de maneira imediata. Se o cliente fizer uma compra parcelada em 6 vezes, por exemplo, o total daquela venda será contabilizado ao longo de 6 meses para a empresa.

Essas entradas que acontecem no futuro são os recebíveis, que fazem parte dos direitos creditórios do estabelecimento. Com a venda, o negócio terá o direito de cobrar o cliente e receber os valores nas condições acordadas entre as partes.

Porém, nem sempre é viável ou interessante para o estabelecimento receber apenas no futuro. Um supermercado, por exemplo, pode não ser capaz de aguardar os pagamentos ao longo dos meses, devido à necessidade de pagar os fornecedores antecipadamente.

Nesse caso, a antecipação de recebíveis pode ser útil. Ela consiste em um procedimento no qual a empresa antecipa o recebimento de valores, em vez de ter que esperar a compensação ao longo do tempo.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Você já sabe o que é a antecipação de recebíveis, então agora é o momento de saber como ela ocorre, na prática. Para isso, é preciso conhecer as securitizadoras. Elas são as instituições financeiras responsáveis por esse processo, que se baseia na aquisição dos direitos creditórios.

Em troca, a empresa — que passa a ser classificada como cedente — recebe o valor dos recebíveis antecipados com deságio, que serve para remunerar a securitizadora.

Após esse pagamento, a instituição passa a ter o direito de receber os montantes que serão pagos pelos clientes, chamados de sacados. Caso ocorra a inadimplência no pagamento por parte dos consumidores, a cedente que antecipou seus recebíveis deverá cobrir o valor em aberto.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

A forma como a antecipação de recebíveis funciona faz com que, na prática, ela ajude as empresas. Para começar, ela é diferente das linhas de crédito disponíveis em bancos, porque empréstimos e financiamentos são dívidas adquiridas pelo empreendimento.

Então, quando um negócio contrata um financiamento ou um empréstimo, ele aumenta seu nível de endividamento, em curto, médio e longo prazo. Com a antecipação de recebíveis isso não ocorre, já que o estabelecimento recebe aquilo que, na verdade, já é seu por direito, após realizar as vendas.

Outro ponto interessante é que a antecipação prevê o pagamento dos recebíveis de uma só vez. Isso pode dar origem a um montante considerável, o que pode ajudar na negociação de condições melhores para quitar obrigações financeiras e otimizar o fluxo de caixa.

Ao se oferecer para pagar fornecedores à vista, por exemplo, o negócio pode obter descontos e outras condições facilitadas.

O dinheiro também pode ser usado como capital de giro, aumentando a proteção e fortalecendo a saúde financeira da empresa. Com isso, a solução pode ser atraente para ajudar o negócio a ter um desempenho melhor.

Quais são as boas práticas para antecipar recebíveis?

Embora a antecipação de recebíveis possa trazer negócio, ela deve ser feita corretamente e de modo estratégico. Sendo assim, é importante adotar boas práticas antes de recorrer a essa solução. 

A seguir, veja quais são os pontos que exigem a sua atenção!

Pesquise as taxas praticadas

Ao realizar a antecipação de recebíveis, você verá que diferentes securitizadoras oferecem condições distintas para os contratos. Dependendo das taxas e das regras incidentes, o recurso financeiro obtido pode ser maior ou menor.

As condições também podem variar com o setor de atuação e com o porte da empresa que deseja fazer esse processo. Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa completa nesse sentido.

Isso permitirá encontrar uma instituição que atenda melhor às necessidades do seu estabelecimento, favorecendo a obtenção de valores antecipados.

Mantenha um bom controle financeiro

A antecipação de recebíveis também deve ser acompanhada por um bom controle financeiro. Caso contrário, ela pode causar problemas. Afinal, se a antecipação se tornar uma constância, o negócio corre o risco de sofrer com quedas elevadas em relação à lucratividade.

Logo, é essencial manter o controle sobre os valores que serão recebidos e sobre as obrigações financeiras, por exemplo. Dessa maneira, é mais fácil entender quais são as necessidades, quanto pode ser antecipado e como o valor deve ser usado.

Após a antecipação, o controle ainda ajuda a garantir que os recursos sejam destinados corretamente. Assim, é possível aproveitar ao máximo os valores obtidos e estruturar melhor os resultados do negócio.

Conte com uma solução completa de gestão financeira

Como visto, cuidar das contas de forma estruturada é fundamental, especialmente após realizar a antecipação de recebíveis. Porém, apenas registrar o recebimento de valores e a saída de dinheiro não é suficiente. É necessário ter uma solução robusta e completa, com suporte da tecnologia.

A conciliação bancária de cartões e vouchers, por exemplo, permite gerenciar os recebíveis desses meios de pagamento. É uma forma de identificar possíveis problemas, como descontos, taxas imprevistas ou valores registrados de maneira inadequada.

Também é interessante pensar na terceirização da gestão financeira ou, até mesmo, em uma consultoria de finanças. Assim, existe a chance de avaliar corretamente a estrutura de finanças, de modo a garantir que o negócio tome decisões cada vez melhores.

Como você viu, a antecipação de recebíveis pode ajudar seu estabelecimento a ter um fluxo de caixa mais equilibrado, sem causar endividamento. Porém, é necessário realizar a contratação com base em boas práticas, especialmente o fortalecimento da gestão financeira.

Quer cuidar das contas do seu negócio de maneira completa? Fale conosco da Gold Soluções e descubra como podemos auxiliar!