Adquirentes, vouchers e meios de pagamento: a importância de uma boa escolha!

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Quem tem uma empresa precisa adotar estratégias para atrair mais público, facilitar as negociações e fidelizar os clientes. Nesse sentido, entender o que são adquirentes, vouchers e outros meios de pagamento é fundamental.

Ao conhecer esse assunto é possível implementar uma estratégia de recebimento de valores e condições facilitadas de compra para os clientes. No entanto, escolher entre as diversas opções pode não ser uma tarefa fácil.

Quer saber por que a decisão dos meios de pagamento é tão importante para o seu negócio e como fazer isso? Então confira o nosso conteúdo a seguir!

O que são adquirentes?

Para entender melhor a importância de uma boa escolha de meios de pagamento é muito importante que você saiba como eles funcionam. A primeira figura importante são os adquirentes.

Eles são companhias que têm a responsabilidade de liquidar operações financeiras realizadas por meio de cartão de crédito ou débito. Aqui, é importante não confundi-los com os bancos ou instituições que estão ligadas ao consumidor.

Os adquirentes apenas operacionalizam essas transações e servem como intermediários para que se liquide esses valores. Podemos citar alguns exemplos de empresas famosas do ramo, como a Cielo, Rede, Elavon entre outras.

O procedimento funciona de forma simples: a empresa que fez a venda ou o recebimento utiliza uma máquina de cartão. Ela, então, faz a comunicação da transação entre essa companhia, a bandeira e o banco vinculado.

O adquirente operacionaliza a leitura do cartão e todos os dados necessários, comunica a bandeira que, por sua vez, verifica a regularidade e o saldo disponível. Se todas as informações estiverem corretas, a operação será autorizada, concluindo a transação.

Ao falar sobre as adquirentes, é preciso citar outras empresas que fazem um serviço muito parecido, as subadquirentes. Essas companhias também atuam no setor de pagamentos e há algumas fintechs populares voltadas a empresas menores.

A subadquirente funciona como uma intermediária entre o banco, o contratante e o adquirente. Assim, elas costumam ser voltadas a negócios que não conseguem se comunicar de forma eficiente com as adquirentes.

Você pode pensar nelas como uma forma de ligar a sua empresa às adquirentes de maneira simples, quando isso é necessário. Exemplos de empresas famosas que são consideradas subadquirentes são o PagSeguro, o Mercado Pago e a SumUp.

O que são vouchers e meios de pagamento?

Os vouchers, diferentes de adquirentes, são um meio de pagamento de determinados produtos ou serviços de uma empresa. Eles são conhecidos como cupons de descontos ou mesmo cartões específicos para adquirir itens de seu estabelecimento.

É comum que eles sejam disponibilizados após uma compra do cliente, como uma forma de oferecer descontos e condições facilitadas na próxima visita. No entanto, não há uma regra para o fornecimento de vouchers e outros meios de pagamento.

Por exemplo, o vale-refeição e alimentação são meios de pagamento muito aceitos no ramo de restaurantes e lanchonetes. Eles não costumam ser entregues pelo estabelecimento, mas sim pelos empregadores aos seus empregados.

Eles também funcionam como um cartão de débito, mas é preciso que o estabelecimento aceite essa forma de pagamento. Aqui, a empresa deve entender como funciona a legislação sobre o assunto, tendo em vista que eles servem para propósitos específicos.

Além desses meios, existem outras formas para receber os pagamentos dos clientes. O ideal é que a empresa analise as opções e saiba como escolher entre elas, combinando diversas maneiras para que haja mais captação de clientes.

Como escolher entre as opções?

Para escolher entre os adquirentes, vouchers e meios de pagamento é preciso considerar algumas questões importantes. A primeira é o tipo de serviço que você deseja oferecer e que essas alternativas fornecem.

Por exemplo, se você pretende focar seus pagamentos com a emissão de boletos, é preciso encontrar uma alternativa que não cobre taxas muito altas. Por outro lado, se você não pretende utilizar essa opção, as taxas não serão um empecilho.

Outro ponto a se considerar é o perfil do cliente. Eles costumam utilizar vale-refeição ou alimentação? As pessoas que utilizam o seu comércio seriam beneficiadas pelos vouchers ou outras formas de pagamento?

Considerar a experiência do cliente e o que ele realmente utilizará é importante para reduzir seus custos e fornecer boas opções. Nada impede que o seu negócio implemente uma forma de pagamento como teste e, se ela não for utilizada com frequência, seja cortada.

Também foque na segurança dessas opções. Lembre-se que os pagamentos e a tranquilidade do cliente nessa hora são fundamentais. Se ele não se sentir seguro, houver atrasos no repasse e outros problemas, você pode se prejudicar.

Por fim, considere os custos de cada alternativa. Apesar de trazer diversos benefícios, também há uma despesa atrelada ao serviço de pagamentos do seu estabelecimento. Nesse sentido, considerar o custo-benefício é importante para a saúde financeira da empresa.

Por que essa escolha é importante?

Você já viu os principais pontos a se considerar ao escolher adquirentes, vouchers e meios de pagamento. Mas por que essa escolha é tão importante? O que ela traz de benefícios para o negócio e para os clientes?

A primeira vantagem é a captação de interessados. Ao oferecer diversas formas de pagamento e um serviço eficiente e seguro, os clientes serão atraídos para seu estabelecimento. Isso também aumenta a taxa de fidelização, tendo em vista que eles se sentirão bem em comprar novamente.

Ademais, com o crescimento do e-commerce e soluções digitais, a praticidade na hora do pagamento é um ponto muito considerado pelos clientes. Dessa forma, oferecer um serviço que seja desembaraçado e sem burocracias é essencial.

Problemas no momento do pagamento ou falta de opções podem trazer desconfiança e desestímulo às compras e aquisições de serviços. Nesse sentido, contar com uma boa adquirente, opções de vouchers e meios de pagamentos diferenciados e práticos faz a diferença.

Por fim, também há vantagens diretas para a empresa. Com um serviço completo, o estabelecimento pode se beneficiar de antecipação de recebíveis, redução de custos e aumento do fluxo de caixa. Então sempre analise bem as alternativas para fazer uma boa escolha.

Como você viu, a escolha de adquirentes, vouchers e meios de pagamento é uma decisão importante para a empresa. Com essas condições, os clientes terão uma experiência de compra melhor e retornarão para mais negócios.

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