Skip to main content

Você já ouviu falar em VAN bancária e EDI para o setor financeiro? Essas ferramentas são muito benéficas para a empresa, trazendo mais segurança e praticidade. Mas é comum não entender como elas funcionam ou para que servem.

A rotina de um departamento financeiro é bem movimentada, cumprindo diversas atividades diariamente. Cada função é essencial e a saúde financeira de uma empresa depende desse setor. Por isso, buscar formas de otimizar os procedimentos pode fazer a diferença nos resultados.

Quer entender como a VAN bancária e EDI funcionam e quais são as vantagens de contar com essas soluções na sua empresa? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a VAN bancária?

Uma VAN é uma Rede de Valor Agregado. A sigla vem do termo em inglês Value Added Network, que é utilizada em diversos países. Essa rede é privada, então ela não tem relação ou intermediação de órgãos públicos.

A rede tem o objetivo de facilitar a troca de informações entre empresas e instituições bancárias, utilizando um mesmo ambiente. Dessa forma, é considerada como uma central que consolida pedidos e entregas nos formatos definidos.

Geralmente, quando a empresa usa um sistema de gestão integrado, já existe a conexão com uma VAN bancária. Isso acontece porque, se não houvesse essa solução, seria preciso utilizar diversas plataformas e formatos para troca de informação.

Assim, a VAN possibilita que a companhia crie arquivos com layouts diferentes, conforme a necessidade da transação. O processo é feito em curto período, o que otimiza a gestão e a transferência de dados.

Contudo, não é preciso utilizar um sistema de gestão integrado para se conectar a uma VAN bancária. Essa solução é independente e pode ser implementada de forma autônoma, sem necessidade de intermediação.

Como ela funciona?

Você já entendeu o que é uma VAN bancária, mas como ela funciona na prática? Como vimos, não há necessidade de utilização de um sistema de gestão, tendo em vista que é possível acessar a VAN de forma autônoma.

Ela funciona com o objetivo de automatizar procedimentos de cobranças, pagamentos e transferências bancárias. Como a empresa pode trabalhar com diversas instituições ao mesmo tempo, a rotina pode depender do sistema de cada um.

Ou seja, é preciso acessar inúmeros canais de internet banking para controlar contas, fazer transferências e receber pagamentos. É aqui que uma VAN bancária atua, pois ela consolida todos esses sistemas em uma plataforma.

Logo, pode automaticamente traduzir códigos e layouts utilizados pelas partes, como comprador e vendedor. Dessa forma, ela atua como um intercâmbio entre agentes financeiros, consolidando as operações.

Imagine a situação em que a empresa precisa transferir valores periodicamente a diversos fornecedores. Entretanto, os bancos são diferentes e as transferências e consultas precisam ser feitas com recorrência.

Contando com a VAN bancária, todas essas transações e operações são feitas por essa plataforma. Logo, a companhia não precisa acessar o internet banking de instituições variadas para realizar as transferências e consultar extratos, por exemplo.

Com toda essa responsabilidade, é comum ficar preocupado com a segurança desses dados e transações. Para isso, é utilizado o EDI.

Entenda:

O que é o EDI?

EDI é a sigla para electronic data interchange, ou troca eletrônica de dados. Ele é o sistema que operacionaliza a transmissão automática de informações entre computadores e plataformas que o utilizam.

Assim, ele garante que as mensagens e dados sejam disparadas de forma automática, utilizando a VAN bancária como um intermediário para gerenciar essas informações. Aqui utiliza-se uma estrutura de criptografia e encadeamento de dados.

Essa padronização garante segurança na transmissão, correção e rastreio de dados. Então é o EDI que possibilita que as partes consigam operacionalizar todas as transmissões dentro da VAN bancária.

Quais as vantagens que a VAN bancária traz para o negócio?

Como a VAN bancária faz a consolidação e intermediação de serviços bancários em uma só plataforma, ela gera diversos benefícios para o seu negócio. 

Confira a seguir as principais vantagens:

Otimização da rotina da gestão financeira

A primeira vantagem clara da utilização de uma VAN bancária é a otimização da gestão financeira de sua empresa. Nesse sentido, é fácil entender por que essa solução consegue trazer mais eficiência e redução de trabalhos.

Mesmo que o setor financeiro tenha uma rotina definida, ela ainda passa por diversas etapas. Imagine que na sua empresa seja preciso gerar boletos diariamente para diferentes clientes e mandar o arquivo de remessa para o sistema.

Depois, é preciso baixar o arquivo de remessa, acessar o internet banking correto, upar o arquivo e baixar o retorno. Ademais, deve-se upar o arquivo na plataforma de cobrança e verificar a situação de cada boleto.

Lembre-se que isso deve ser feito em cada instituição financeira. Afinal os sistemas de internet banking são diferentes para cada uma. É aqui que a VAN bancária se faz útil: ela pode automatizar todas essas tarefas, fazendo-as em apenas uma plataforma.

Esse é somente um exemplo de uma rotina comum da gestão financeira. Dessa forma, você pode aplicá-la em diversos procedimentos, trazendo eficiência e diminuição de tempo nas tarefas.

Redução de custos

Além de otimizar a rotina da gestão financeira da sua empresa, a utilização de uma VAN bancária também acarreta a redução de custos. Por concentrar todos os procedimentos em um só lugar, é preciso economizar com colaboradores e ferramentas.

Primeiro, porque o seu sistema de gestão não precisará ser otimizado para todas as plataformas de internet banking. Segundo porque o trabalho pode ser realizado por menos pessoas, tendo em vista que os procedimentos e conferências serão simplificados.

Diminuição de erros

Por fim, mas não menos importante, um dos benefícios da utilização da VAN bancária é a diminuição de erros no departamento financeiro. Como os procedimentos serão reduzidos e feitos automaticamente, a falha humana não está presente.

Ao contar com o EDI, as transações serão verificadas e rastreadas. Dessa forma, as inconsistências são acusadas em tempo real. Ademais, por adequar layouts e formatos de arquivos, não haverá problemas com a inadequação desses meios.

Conseguiu entender o que são a VAN bancária e o EDI e seus benefícios para o setor financeiro de sua empresa? Lembre-se de que soluções que trazem praticidade e custo-benefício para seu estabelecimento são importantes para potencializar seus resultados.

Quer acompanhar outros conteúdos como esse automaticamente? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!