Skip to main content

É cada vez mais rara a realização de pagamentos com o chamado papel moeda. Não apenas os cartões de crédito e débito são utilizados, mas diversas tecnologias que otimizam a compra de produtos e serviços. Nesse cenário, como fica o futuro do dinheiro?

Acompanhar essas mudanças é fundamental para as empresas, mesmo as de pequeno porte. Isso porque é preciso oferecer meios de pagamento variados e ágeis para não perder clientes. 

Quer entender melhor esse assunto? Então acompanhe este post. A seguir, você confere como fica o futuro do dinheiro com o boom dos novos meios de pagamento e como sua empresa pode se adaptar a essas mudanças!

Quais os novos meios de pagamentos disponíveis?

O consumidor nunca teve tanto poder de escolha no momento de escolher a forma como pretende pagar uma compra. Ter dinheiro na carteira ficou no passado com os novos meios de pagamento no mercado. 

Aqui não há como deixar de ressaltar o papel do PIX. Esse recurso foi lançado no Brasil em 2021 e é uma forma de transferir dinheiro de maneira instantânea — em qualquer dia ou hora. Ele pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas de forma rápida e sem custos.

Em relação aos cartões de crédito e débito, eles também se tornaram mais tecnológicos, com o pagamento por aproximação. Além disso, as operadoras passaram a disponibilizar cartões online justamente para as compras digitais. 

Assim, eles trazem mais segurança e praticidade para o cliente. Há também a possibilidade de fazer pagamentos com os vouchers, cartões-benefícios ou vales que são oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores. 

Se esses já são meios que vieram para substituir as cédulas de dinheiro, existem ainda outras tecnologias que começam a surgir. Elas podem trazer bastante agilidade para a realização dos pagamentos.

E também atendem a demandas específicas. É o caso de permitir que o consumidor pague sem precisar ter contato com o cartão ou com máquinas, diante da necessidade de se proteger de infecções como a do novo Coronavírus. 

Percebeu como as novas formas de pagamento têm tudo para ampliar ainda mais sua participação no mercado? Quer descobrir quais são as novas soluções para o seu estabelecimento? Veja a seguir!

Biometria

A primeira inovação nessa área é a possibilidade de fazer o pagamento com o seu cartão de crédito em compras online utilizando a biometria no celular, como a leitura da impressão digital. Além da rapidez nesse processo, o destaque é a sua segurança.

Pulseira

A pulseira que é interligada a um aplicativo e permite o pagamento por aproximação também é um meio inovador. Ela evita o contato físico e ainda possibilita o controle do uso, com as notificações pelo aplicativo.

Reconhecimento facial

Um meio de pagamento que também surgiu com a tecnologia é o que utiliza o reconhecimento facial. Funciona assim: depois de realizar a compra online, o cliente faz uma selfie. Assim, um aplicativo analisa essa imagem e confirma o pagamento.

Links de pagamento

Com a ascensão das fintechs, cada vez mais novos meios de pagamento começam a aparecer. Um deles é a possibilidade de gerar um link de pagamento pelo aplicativo e enviar para seus clientes.

WhatsApp

O app de mensagens mais utilizado no Brasil, o WhatsApp, também permite a realização de pagamentos entre pessoas e empresas utilizando as bandeiras de cartão de crédito. 

QR code

Com o uso de aplicativos, os clientes passam a ter uma carteira virtual no smartphone. É possível ler ou enviar um QR code para fazer ou receber um pagamento.

Como fica o futuro do dinheiro com essas tecnologias?

Como se vê, há diferentes recursos tecnológicos surgindo, o que põe em xeque o futuro do dinheiro em papel. Nessa questão, é preciso considerar, ainda, o aumento das compras realizadas online — especialmente a partir da pandemia de covid-19.

Logo, as empresas de diferentes portes e setores precisam acompanhar essa tendência. Para isso, é urgente a necessidade de digitalizar os processos, principalmente na questão de recebimentos. 

Um aspecto importante é que os consumidores estão bem informados e se adaptam às novas formas de pagamentos que surgem. Assim, eles começam a optar por meios mais seguros e que também trazem mais comodidade na hora de fazer as compras. 

Afinal, ninguém mais precisa correr até o caixa eletrônico para sacar dinheiro em espécie para conseguir pagar por um produto ou serviço, concorda? E o fim do dinheiro já é uma realidade na Dinamarca, por exemplo, em que o Banco Central do país não emite mais cédulas.

É claro que há muitas diferenças entre a Dinamarca e o Brasil, ainda mais em questões de desigualdade social e acesso mais restrito aos meios digitais por parte da população. Todavia, é um movimento que começa a tomar forma por aqui.

Como sua empresa pode se adaptar a essas mudanças?

Depois de conhecer os novos meios de pagamento, que vêm tomando o espaço do dinheiro em papel aos poucos, nota-se a necessidade de adaptação. Os empreendedores precisam preparar sua empresa com sistemas que possam receber e organizar os diferentes formatos de pagamento. 

Por exemplo, uma ferramenta útil é um software para o seu setor financeiro, que ofereça segurança e faça a conciliação de cartões e vouchers. Dessa maneira, é possível centralizar os seus recebimentos por cartões e vouchers, agilizando a rotina financeira do empreendimento. 

Além disso, é uma solução para que você possa acompanhar relatórios, como as vendas via crédito, débito, bandeira de cartão, por filiais, entre outras possibilidades.

Portanto, com a tecnologia certa, é possível se abrir para os novos meios de pagamento sem perder o controle das suas receitas. Isso porque a empresa verifica, de um jeito fácil, se os pagamentos previstos estão corretos e com os valores adequados de acordo com o tipo de operação.

Quando se fala do futuro do dinheiro, é fundamental ter em mente toda a facilidade e segurança que os novos meios de pagamentos oferecem. Logo, se você almeja o crescimento do seu negócio, precisa pensar em formas de digitalizar seus processos, especialmente em relação aos recebimentos.

Você precisa de orientação para adequar sua empresa a esse novo momento em relação aos pagamentos? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e receba uma assessoria completa para otimizar a sua rotina financeira!