Skip to main content

A tecnologia é aliada dos negócios; isso não é novidade. Mas é importante refletir sobre o quanto a transformação tecnológica impacta os negócios que sabem aproveitá-la. Ter um software financeiro é um passo essencial!

Imagine-se gerenciando um negócio sem um computador por exemplo. Imagine ter que ir ao banco depositar ou receber grandes quantias de dinheiro em cédulas. Tente imaginar como seria buscar conhecimento sobre negócios sem a internet. 

Mais do que nostalgia, vamos mostrar neste texto:

  • Impacto da tecnologia nos negócios;
  • Tecnologia nas finanças: a precisão necessária;
  • Software financeiro: sua empresa um passo à frente

Leia até o final e aproveite que você pode utilizar a tecnologia para obter informações valiosas para seu negócio! 

Impacto da tecnologia nos negócios

O trabalho em homeoffice só é possível a partir de uma série de ferramentas tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos. Mesmo antes da pandemia, em 2018, um levantamento realizado pelo IBGE apontou que 3,8 milhões de brasileiros trabalham a partir de casa. O trabalho remoto também possibilita que as empresas busquem por talentos em diferentes partes do país e do mundo.

Esta é uma realidade decorrente dos avanços tecnológicos. Sem computadores, internet e os tão populares softwares de videochamada, seria impossível uma empresa funcionar remotamente. Por isso, o modelo homeoffice era inimaginável há algumas décadas, em que a maior ambição tecnológica era ter um Walkman por exemplo. 

Diante disso, é evidente que os modelos de negócio foram aprimorados e que a eficiência das empresas aumentou em consonância com o avanço da tecnologia. Os recursos utilizados visam, além de viabilizar as atividades, implementar uma melhor performance para a equipe. Afinal, quando se busca eficiência operacional, eliminar tarefas desnecessárias é tão importante quanto executar adequadamente as atividades. A tecnologia aumenta a eficiência das empresas, porque possibilita:

  • redução de custos;
  • redução de perdas e desperdícios;
  • melhor utilização dos recursos disponíveis;
  • aumento da qualidade das entregas.

Eficiência está relacionada, afinal, ao custo-benefício dos investimentos, sejam financeiros ou de tempo. A tecnologia é aplicada, por exemplo, nos processos repetitivos e que exigem alto nível de detalhamento. Assim, enquanto os sistemas atuam nas atividades que incluem um maior número de dados e repetição, o tempo de trabalho da equipe pode ser direcionados a tarefas analíticas, críticas e criativas. 

Em síntese, a revolução tecnológica facilita a gestão de pessoas e de recursos, aumentando a produtividade e a eficiência da sua empresa.

Tecnologia nas finanças: a precisão necessária

Todo recurso tecnológico possui uma história própria. As máquinas de datilografia, por exemplo, antecederam os teclados de computadores, que estão sendo, gradualmente, substituídos por teclados digitais – direto nas telas dos dispositivos. 

Assim também acontece com a área financeira. É evidente que a tecnologia também provoca transformações importantes na relação das pessoas com os recursos financeiros. Um dos lançamentos mais recentes foi o PIX, que facilita as transferências bancárias e tem gerado discussões sobre o futuro das operações dos bancos. 

Apesar das inovações, ainda há muitos negócios que fazem sua gestão financeira com base em planilhas digitais – ou, até mesmo, manuais. Agora, imagine. Qual o nível de precisão de uma planilha manual? Certamente, é mínimo; já o risco envolvido em um controle deste tipo é muito alto. A utilização de planilhas em softwares como Excel ou Google Sheets também expõe sua empresa a riscos, entre eles, a falta de precisão. 

Dados divergentes ou a ausência de informações são erros comuns na gestão das operadoras de cartões de débito e crédito. Por isso, as planilhas não são uma opção viável para rotinas de conciliação bancária. Afinal, é preciso garantir assertividade ao conferir as informações dessas operações. Apenas com um bom controle você poderá solicitar reembolsos ou ajustes nas taxas das maquininhas por exemplo. 

Alterações sutis nos percentuais das taxas cobradas bem como a ausência de descrição de valores retidos podem gerar impactos significativos para seu caixa. Tenha em mente que a previsibilidade de caixa é um dos fatores que garantem a saúde financeira da sua empresa. 

Por isso, você precisa buscar por opções mais práticas, mais seguras e mais eficientes dos que as planilhas. Fazer a conciliação bancária com planilhas pode ser tão trabalhoso quanto tentar acessar a internet com sua saudosa máquina de escrever. 

Software financeiro: sua empresa um passo à frente

Mesmo que você tenha a melhor planilha financeira já criada, será impossível garantir a precisão necessária à verificação dos repasses de cartões. Você precisa optar por uma solução definitiva, que poupa seu tempo e elimina inconsistências. Um software financeiro é a resposta. 

Muitas empresas já aderiram à praticidade de um software que controla suas finanças. A transformação da gestão é evidente. O software abre muitas  possibilidades para o gerenciamento com base em dados, com análises estratégicas, para tomadas de decisão mais assertivas. 

Com um software que reúne as informações de todas as suas maquininhas de cartões, é possível economizar 70% do seu tempo. A economia será ainda maior se considerarmos o tanto de dinheiro que você pode estar perdendo devido à imprecisão dos cálculos.  

A administração sem um sistema adequado pode gerar perda de eficiência, porque implica em:

  • Perda de tempo com retrabalho;
  • Perda de dinheiro com imprecisão. 

Ou seja, não basta aplicar muitas horas para preenchimento, conferência e correção das planilhas. Mesmo com toda atenção da equipe, são encontradas diferenças significativas entre a previsão de caixa e o efetivo montante no final dos meses. 

A Gold Soluções oferece um software que economiza tempo e um assessor especialista para otimizar a gestão financeira do seu negócio. Dessa forma, você terá o melhor da tecnologia associado a um alto nível de conhecimento e precisão do nosso time. Esses diferenciais vão deixar você à frente das demais empresas do seu mercado. Afinal, muitos ainda estão tentando acertar os cálculos com a saudosa planilha de Excel. 

Veja o seguinte. 

  • Quando alguém está doente, procura um médico.
  • Quando uma pessoa quer se alimentar de forma saudável, procura um nutricionista.

E o que você faz quando quer gerenciar as finanças da sua empresa estrategicamente?

Você deve procurar por tecnologias e pessoas especializadas.