Skip to main content

A maquininha de cartões deve fazer parte do cotidiano de praticamente todas as empresas — sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, é importante diversificar os meios de pagamento oferecidos para atender melhor os clientes.

Como muitas pessoas já nem sequer andam com dinheiro no bolso e optam pelo pagamento com cartão, a máquina ajudará sua empresa nas vendas. Porém, é preciso ter atenção com a escolha, pois existem muitos modelos disponíveis no mercado.

Para facilitar a decisão, este artigo apresenta o que você deve conhecer para selecionar a alternativa ideal para o seu negócio. Confira!

Por que analisar antes de escolher a máquina de cartão?

Considerando o número crescente de consumidores que optam por realizar o pagamento com cartão de crédito ou de débito, é natural que a máquina de cartões tenha grande impacto nas finanças do negócio. 

Uma escolha errada, entretanto, pode afetar a adoção dessa solução. Ao selecionar corretamente o equipamento é possível aproveitar condições adequadas, otimizar a experiência dos clientes, economizar em taxas e evitar diversos problemas. 

Também pode ser uma forma de favorecer a estrutura da gestão financeira e seus resultados. Portanto, acertar na escolha do modelo de máquina de cartões é uma questão estratégica e que pode gerar muitos impactos nas finanças.

Como escolher maquininha de cartão?

Para selecionar a máquina ideal, é recomendado analisar determinados fatores. Com base neles, é possível comparar o que cada modelo oferece e, então, escolher o que fizer mais sentido para o seu negócio.

Caso você não saiba o que deve ser considerado para essa decisão, veja quais são os aspectos mais importantes para encontrar a maquininha de cartões que é ideal para o seu estabelecimento!

Conheça o modelo de conexão

Entender qual é a tecnologia utilizada é fundamental para definir se o equipamento é adequado para as necessidades da sua empresa. Em locais com sinal insuficiente de internet, por exemplo, o melhor é escolher um modelo que não exija esse tipo de conexão, como as máquinas com fios.

Já se for importante contar com a mobilidade, máquinas que funcionam via wi-fi ou Bluetooth podem ser boas escolhas. Também é possível considerar ter mais de uma máquina, para operações em setores diferentes.

Saiba quais são as bandeiras aceitas

Para oferecer meios de pagamento adequados ao público, o indicado é ter uma quantidade significativa de alternativas para atender a um número maior de pessoas. Portanto, o ideal é que seu negócio seja capaz de aceitar diversas bandeiras de cartão de crédito e débito.

A maioria das máquinas disponíveis no mercado aceita grande parte ou todas as bandeiras do mercado. Ainda assim, é necessário conferir qual é a cobertura nesse sentido, de modo a não perder vendas por esse motivo.

Analise quais são as taxas cobradas por transação

Ao realizar vendas na maquininha de cartões, é comum que haja a incidência de uma taxa sobre o valor da venda. No entanto, essa cobrança não é fixa e varia com cada máquina e seus planos. Por isso, é importante fazer um comparativo.

Confira as taxas cobradas para vendas com cartão de débito, com cartão de crédito à vista e com cartão de crédito a prazo. Também pode haver uma diferenciação quanto ao prazo do recebimento. Em geral, quando você escolhe receber mais rapidamente precisa pagar uma taxa um pouco maior.

Esse não é o único critério que deve pesar para a decisão, mas saiba que tem um impacto significativo, pois afetará sua lucratividade.

Confira qual é o preço de aquisição

Em relação aos valores, também vale a pena saber quanto custa para usar a máquina. Em muitos casos, há a venda do equipamento, sendo necessário fazer um pagamento único. Em outras situações, há a cobrança contínua de uma espécie de mensalidade.

Novamente, essas são condições que afetam a rentabilidade e a lucratividade do negócio. Sendo assim, avalie os números com cuidado para entender o que faz sentido para a sua empresa. Dessa forma, é possível manter a saúde financeira.

Avalie o desempenho da máquina

Não basta considerar os valores que serão pagos pelo seu empreendimento e se esquecer da experiência do cliente. Então, além de oferecer variedade nos meios de pagamento, é importante garantir que o uso de cada um seja positivo. 

Sobre a maquininha de cartões, é necessário conhecer o desempenho que ela oferece. Uma máquina que trava constantemente, que processa as informações de forma lenta ou que gera erros com frequência poderá causar problemas no seu negócio. 

Já uma alternativa ágil, segura e robusta ajudará a cumprir as demandas do cotidiano. Sendo assim, prefira um modelo que ofereça uma boa experiência e que traga praticidade para todos os envolvidos nas operações.

Como otimizar a gestão financeira do estabelecimento?

Agora que você já sabe como escolher o equipamento que permitirá que seu negócio aceite o pagamento com cartão, é necessário entender como cuidar melhor do dinheiro empresarial Afinal, a gestão de finanças pode gerar impactos na competitividade e na sobrevivência do estabelecimento.

Considerando os fluxos diferentes devido à variedade de formas de pagamento, é essencial recorrer à tecnologia para ter mais organização e visibilidade. Uma solução de conciliação bancária e de cartões, por exemplo, permite conferir as entradas e saídas de modo eficiente.

Esse pode ser um meio de identificar cobranças de taxas abusivas ou de serviços não contratados com a aquisição da maquininha de cartões. Como consequência, é possível obter ressarcimento retroativo do que tiver sido pago incorretamente.

Também é interessante pensar no uso de tecnologia para terceirizar atividades e melhorar a integração com a contabilidade. Pense, ainda, em uma consultoria ou em um diagnóstico financeiro. Com tudo isso, o pagamento via cartão não se torna um problema e a tomada de decisão é favorecida.

Na hora de escolher sua maquininha de cartões, leve em consideração essas dicas. Assim, seu negócio terá o melhor equipamento para atender às suas necessidades e poderá oferecer mais opções de pagamento para os clientes.Se quiser otimizar a gestão financeira do seu estabelecimento, contar com uma fintech especializada pode ajudar. Entre em contato conosco da Gold Soluções e descubra o que oferecemos!