5 dicas para alavancar suas vendas de fim de ano

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Faltam, aproximadamente, 20 dias para o fim do ano e muitas coisas aconteceram, promoções especiais de datas comemorativas e a black friday para dar uma aquecida no caixa da empresa. Apesar das muitas oportunidades, nem todas as empresas conseguiram atingir o seu melhor momento de vendas no ano e a expectativa é que as comemorações de fim de ano sejam um incentivo para os clientes consumirem bastante nos próximos dias.

 

A alta expectativa tem muito embasamento, afinal, o natal está entre as datas com os maiores índices de consumo e devido ao recebimento do 13º salário, muitas pessoas aproveitam o “dinheiro extra” para fazer compras e quitar dividas.

 

Pensando assim, percebemos que a oportunidade de fortalecer o caixa da empresa e se preparar para o próximo ano é bem plausível, mas a grande pergunta que fica é: o que fazer para alavancar as vendas no fim de ano? Neste artigo te damos 5 dicas para você começar aplicar imediatamente.

 

Dica 1: Foque no seu atendimento

 

O número de reclamações por atendimento de baixa qualidade costuma aumentar consideravelmente no fim do ano, algo compreensível devido ao grande volume de estresse, mas que deve ser evitado. Por isso, foque inicialmente em oferecer o melhor atendimento, seja presencial, internet ou telefone, aos seus clientes, pois o atendimento é parte importante da venda e, em muitos casos, decisiva para os clientes.

 

Treine sua equipe e crie estratégias para que eles estejam sempre motivados, mostre a eles o quanto o papel deles é crucial para o funcionamento da empresa. Além disso, promova ambientes propícios para que seus clientes se sintam conectados com sua empresa, assim, você possibilitará mais receptividade por parte deles.

 

Dica 2: Evite processos demorados

 

Fim de ano é sinônimo de correria, não há como evitar que lojas fiquem cheias, que telefones e chats sempre lotados de mensagens. Tornar os processos mais rápidos é a melhor solução para as suas vendas fluírem, pois evita que clientes desistam por culpa de demora ou por acharem o processo longo demais.

 

Além disso, é importante que administradores, gerentes e empresários, entendam que os processos administrativos também devem ser otimizados. Por exemplo, a conciliação de vendas em cartões de crédito, débito e vouchers deve ser o mais automatizado possível, pois, assim, evita que em meio às muitas vendas sua empresa sofra um golpe. Por isso, invista em tecnologia e otimize os seus processos. 

 

Dica 3: Conquista seu cliente com criatividade

 

O mercado é voraz e a concorrência é muitas vezes pesada, por isso, é preciso que você apareça e mostre a qualidade do seu produto e/ou serviço de modo criativo. Sendo assim, use e abuse da sua criatividade para as vendas, tenha cuidado para não criar polêmicas desnecessárias e foque em promoções que agreguem valor. Ou seja, pense em promoções de produtos que se completam, assim, você consegue criar mais facilidade para os clientes aceitarem levar mais produtos que planejam.

 

Seja criativo no modo de atender, vender, comunicar com seus clientes e na maneira como eles vão ver a empresa. Muitos clientes compram mais que o produto, eles também compram a experiência.

 

Dica 4:  Ofereça formas de pagamento variadas

 

PIX, dinheiro em papel, cartão de crédito, cartão de débito, entre outras formas de pagamento estão presentes no mercado, por isso, é importante que você ofereça aos seus clientes variadas formas de pagamento para que eles possam ter mais conforto e menos barreiras na hora de comprar.

 

Dica 5: Esteja presente onde o seu cliente está

 

Um requisito básico para qualquer empresa que queria melhorar as suas vendas é saber onde encontrar clientes. Sendo assim, você precisa mapear quem são eles e onde eles costumam estar; na internet, perto de academias, no shopping ou correndo em uma pista de cooper. 

 

Ter noção de quem consome o seu produto lhe dá total apoio para desenhar estratégias de vendas, além da forma de publicidade, promoções e o modo como você se relacionará com eles.

 

Fique sempre de olho onde você está deixando seus esforços, pois se seus clientes estão na internet, não há motivos para gastar 90% do seu esforço em propaganda offline. Assim como, se seus clientes estão mais presentes no universo offline, você deve dividir sua atenção do jeito certo. Foque em ter assertividade e estar junto ao seu cliente.

 

Dica Extra: foque na logística e no seu estoque:

 

A dica extra, na verdade, são duas em uma só. Datas especiais são sinônimo de correria nas lojas, demandas altas e, infelizmente, desorganização. Muitos empresários não se atentam aos detalhes de estoque, nem na logística de suas entregas e acabam gerando insatisfação dos clientes. 

 

Por isso, lembre-se sempre de olhar com atenção aquilo que você tem no seu estoque e tenha estratégias de entrega e manuseio muito bem definidas, seus clientes querem a melhor experiência em suas compras e você é o responsável por ela.

 

O fim de ano é sempre uma oportunidade para que você possa oferecer promoções exclusivas e até mesmo desapegar daqueles produtos que não costumam sair muito durante o decorrer do ano. Sendo assim, observe bem seu estoque e visualize como poderá criar situações que vão favorecer o seu cliente e a sua empresa. Comunique-se bem com seus consumidores levando até eles conteúdos e informações importantes sobre aquilo que oferece como produto e/ou serviço e foque em otimizar seus processos. Ter uma boa estratégia de vendas nos últimos dias do ano pode ser a solução para que o começo do ano seguinte seja mais calmo.

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