Black Friday passou e o Chargeback chegou

Compartilhe

Entenda como se proteger das fraudes de chargeback que sucedem à Black Friday  e mantenha o caixa da sua empresa sem perdas.

 

A Black Friday é um dos eventos comerciais mais aguardados do ano pelos compradores e comerciantes. A data movimento bilhões de reais e, para alguns estabelecimentos, é uma possibilidade de ajustar o caixa da empresa com o aumento das vendas.

 

Em 2022, segundo a NeoTrust, foram movimentados cerca de R$ 3,9 bilhões de reais aqui no Brasil, já nos Estados Unidos, os dados da Adobe Analytics, que monitora de transições na internet, apontam uma movimentação de US$ 11,3 bilhões, cerca de R$ 60 milhões.

 

Os números são bem expressivos, afinal demonstram a grande movimentação ao redor do evento. Entretanto, nem tudo é tão motivador, pois, durante o período que sucede à Black Friday muitos empresários se encontram diante do temido chargeback. 

 

Entenda melhor o chargeback

 

O chargeback é o processo de contestação legal disponibilizado aos usuários de cartões de crédito e débito para que estes possam ter mais segurança na utilização destas formas de pagamento. Assim, a contestação é realizada diretamente na instituição emissora do cartão de crédito e ocorre quando o cliente não reconhece a compra sinalizada em sua fatura.

 

Essa é uma funcionalidade que beneficia os consumidores diretamente em caso de fraudes, como clonagem de cartões. Porém, muitos comerciantes e empresários são atingidos negativamente pela função, pois ao fim, alguém terá que arcar com o prejuízo da ação dos golpistas.

 

Como se proteger da ação dos golpistas na Black Friday

 

Como citamos anteriormente, na maioria dos casos, quem é atingido pelo prejuízo causado pelo chargeback são os empresários. Sendo assim, é preciso que medidas sejam tomadas para que os casos sejam reduzidos e que os prejuízos sejam amenizados. 

 

Existem algumas ações que podem auxiliar a se prevenirem de fraudes, como o uso de ferramentas antifraudes e serviços de garantia de fraude, mas não serão todos os casos e empresário que poderão contar só com essas ferramentas. 

 

Desta maneira, é importante ter conhecimento que é possível contestar um chargeback. Existem algumas ações que o empresário pode tomar para comprovar que aquele pedido é indevido.

 

Como provar uma fraude de chargeback?

 

Quando há uma solicitação de chargeback, as partes que estão envolvidas no processo de compra são notificadas, logo, a sua empresa também será notificada. O processo geralmente é:

 

Cliente > Operadora do cartão > Instituição emissora > Bandeira do cartão >  Sua empresa

 

Depois que a notificação é recebida, você poderá emitir uma contestação também, mas, para isso, deverá ter informações para apresentar como prova de que o produto/serviço foi entregue corretamente ao cliente. Os dados são:

 

  • comprovante da venda;
  • nota fiscal;
  • dados do comprador;
  • dados completos com as informações e registro de entrega.

 

É interessante que sejam enviados dados que comprovem a relação do cliente com a sua empresa. Essas informações são enviadas para a bandeira do cartão e ela será responsável em fazer a análise de cada uma das partes e decidirá quem está correto na ação.

 

Como se prevenir dos golpes de Chargeback na Black Friday

 

Além do sistema antifraudes, como citamos um pouco mais acima, um sistema de gestão financeira e de conciliação de vendas em cartões de crédito, débito e vouchers são essenciais para que estar munido de dados e estar sempre no controle de tudo o que está acontecendo. 

 

Muitos empresários levam golpes de chargeback e nem sequer tomam conhecimento deles, pois não possuem um sistema que possibilita que tudo seja monitorado de maneira organizada e cuidadosa. O sistema Gold Card possibilita que você esteja ciente de tudo o que acontece em cada uma de suas vendas.  Além disso, você ainda pode contar com a ajuda de um time de assessores financeiros para lhe ajudar a resolver situações indevidas. Com o Gold Card você organiza, monitora e analisa todas as informações de suas vendas em cartões de crédito, débito e vouchers.

posts relacionados