Ifood e suas taxas – Como ter mais clareza do quanto custa o Ifood para o seu negócio.

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Neste artigo explicamos a você como é o processo para se cadastrar e o quanto custa ter o Ifood para o seu negócio.

Lançado em 2011, mas com início no ramo do delivery em 2015, o Ifood é hoje a maior empresa do setor de food service no Brasil. Segundo dados da Measurable AI, até julho de 2021, a empresa era responsável por 83% de todo o mercado de delivery food no país, efetuando, em média, 60 milhões de entregas. Para a Statista, até setembro de 2021, a empresa era responsável por 68% das entregas de comida. 

Os números da empresa surpreendem e abrem um amplo leque de possibilidades para que o empresário possa expandir seu negócio. Entretanto, a grande questão que fica no ar é “como fazer para me cadastrar no Ifood e o quando terei que investir?”

O empreendedor que deseja trabalhar com esse tipo de serviço deve ficar atento, pois, por mais que haja muitos benefícios, há também custos e eles impactam diretamente o caixa da sua empresa. 

Vem com a gente neste artigo e nós te explicamos quais são eles!

Como se cadastrar no Ifood?

Se você quer dar início a sua jornada no universo do Food Service, através do Ifood, é preciso ficar de olho em algumas coisas. É indispensável que você possua um CNPJ, pois a empresa não trabalha com pessoas físicas e o seu CPF não será aceito para cadastro. Se você se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI), não precisa se preocupar, os MEIs podem se cadastrar tranquilamente na plataforma.

Além de toda a regularização da sua empresa para efetuar as vendas por meio do App, alguns outros detalhes também devem receber atenção. 

Deste modo, para trabalhar com a plataforma é preciso ter um profissional e/ou equipe para fazer o gerenciamento dos pedidos que chegam pelo sistema; ter boa internet com conexão estável e com alta velocidade; possuir equipamentos para acessar o sistema do Ifood e, caso opte em fazer entrega própria, deve ter a equipe de entregadores e os veículos necessários para realizá-las.

Confira abaixo a trilha em como  se registrar e ter o Ifood para o seu negócio:

  1. Acesse o site: https://parceiros.ifood.com.br/ ;
  2. Informe seu nome, e-mail e celular. Esses serão os principais canais de contato do iFood com você;
  3. Preencha o número do seu CNPJ. O iFood aceita MEI, mas não é possível vender apenas com CPF;
  4. Escolha o melhor plano do iFood para o seu negócio: o Plano Básico ou o Plano Entrega. (Falamos sobre eles no próximo tópico);
  5. Informe os seus dados bancários. Você receberá os repasses por essa conta informada.
  6. O iFood leva alguns minutos para validar os documentos. Depois é só assinar o contrato e configurar sua loja;
  7. Pronto! Chegou a hora de começar a vender.

Ter o seu Ifood para o seu negócio é algo fácil, mas exige que haja uma boa administração das suas vendas e da entrada e saída de dinheiro do seu negócio. Portanto, utilizar ferramentas auxiliares para o gerenciamento e organização do seu financeiro é uma ótima maneira de evitar dores de cabeça.

Quais são as taxas e planos?

Como falamos anteriormente, atuar com o sistema de delivery do Ifood é uma ótima forma de alavancar sua empresa, mas, há valores que devem ser investidos. Atualmente, a empresa oferece dois planos para os seus clientes, não há tratamentos exclusivos, a diferenciação está nas taxas de entrega e nos entregadores parceiros da plataforma. Veja abaixo e entenda cada um deles:

  1. No Plano Básico você terá direito de ter o espaço de sua loja no sistema, acesso ao gestor de pedidos e ferramentas de marketing e a entrega é responsabilidade da sua empresa. As taxas cobradas são: 12% Comissão sobre pedidos delivery ou 6% para pedidos a retirar, 3.2% de taxa para pedidos pagos via iFood e uma mensalidade de R$ 100,00 para empresas com faturamento acima de R$ 1.800,00/mês.
  2. Plano Entrega: neste plano, além de todos os pontos que o plano básico oferece, a plataforma oferece as ferramentas necessárias para a gestão da entrega e também a mediação entre empresa e os entregadores. Eles destacam que possuem acesso aos seguintes benefícios: rastreio de entrega em tempo real; tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega; atendimento iFood até a entrega; seguro contra fraudes na entrega.

Além da mensalidade de R$ 130,00 para empresas com faturamento acima de R$ 1.800,00/mês, as taxas cobradas são: 23% Comissão sobre pedidos delivery ou 6% para pedidos a retirar e 3.2% taxa para pedidos pagos via iFood.

Já deu para ver que para vender pelo Ifood é fundamental ficar de olho nas taxas, porque elas impactam significativamente as margens do seu negócio. E a melhor forma de acompanhar e gerir esses custos é através da conciliação das vendas do Ifood. Porque desta forma, o acompanhamento dessas taxas será muito mais claro e transparente.

É possível conciliar as vendas do Ifood?

SIM. Um dos módulos da nossa plataforma de conciliação, o Gold Card, contempla a conciliação das vendas pelo Ifood. Com Gold Card é possível verificar taxas, custos, conciliar o financeiro previsto e realizado, tipos e motivos de ajustes (creditados e debitados).

Em relação às taxas do Ifood, nossa plataforma permite enxergar as taxas no detalhe, como, por exemplo:

  • Taxas de comissão;
  • Taxa de pedido mínimo;
  • Taxa de repasse semanal;
  • Taxa de manutenção (mensalidade);
  • Taxa de logística;

Os principais pontos de destaque que trazemos com a conciliação do Ifood são transparência e controle. Para visualizar todas as taxas no portal do Ifood é necessário ter um conhecimento detalhado do sistema, e a extração dos dados não é muito simples. Já no Gold Card temos os referidos dados apresentados de forma simples e intuitiva,  dando fácil acesso aos custos de taxas do seu negócio.

Através do Gold Card o lojista terá a oportunidade de analisar se realmente suas ações de marketing estão dando lucro ou não, pois ele terá a possibilidade de validar todos os seus custos com a plataforma. 

Se desejar conhecer melhor nossa conciliação do Ifood, entre em contato! 

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