Aprenda como controlar os Chargebacks com Gold Card e proteger a receita da sua empresa

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Saiba o que é o chargeback: uma função disponibilizada pelas operadoras de cartão e que podem afetar muito o caixa da sua empresa.

 

Já imaginou uma medida de segurança sendo utilizada para dar golpes e criar fraudes nas compras feitas com cartão de crédito e débito? Pode até aparentar ser contraditório, mas é isso o que acontece com o  chargeback, uma medida criada pelas operadoras de cartões para poder trazer mais segurança aos seus clientes que acabou abrindo uma grande brecha para fraudes e golpes.

 

O chargeback é uma ação que pode ser solicitada através das operadoras de cartões e bancos para ser realizada a reversão do dinheiro pago. Ou seja, é uma medida que está dentro da lei, desde que usada corretamente, para que o cliente possa se proteger de fraudes. 

 

Entretanto, como falamos acima, há uma brecha que possibilita que pessoas de má-fé possam utilizar desta funcionalidade para cometer fraudes. São grandes alvos destas ações os comércios, principalmente, o eletrônico.

 

Sendo assim, neste artigo vamos te auxiliar a entender mais sobre o que é e o Chargeback e como a Gold Soluções pode te ajudar a evitar esse tipo de golpe.

 

O que é Chargeback?

 

Também conhecido como contestação de compras. Ele permite que uma compra realizada por cartão de crédito ou débito seja suspensa, podendo ser por motivos como: cliente não reconhece a compra, negociação não cumpre as normas de contrato da administradora

 

Além disso, evita também que clientes paguem por valores mais altos do que o necessário e que possam contestar acima dos produtos comprados, caso não cheguem conforme o apresentado na hora da venda.

 

O chargeback é legal, porém, o seu uso indevido pode ser tido como uma atividade ilícita e ser tido como crime.

Por que o estorno de compras acontece?

 

Além dos típicos pontos de solicitação de chargeback, existem algumas outras ações que as pessoas usam para pedir que suas compras sejam estornadas. 

 

Antes de citarmos mais sobre as motivações, precisamo pautar que o chargeback é uma opção que tem como propósito ajudar e proteger os clientes de qualquer problemática que possa vir acontecer em suas compras, logo, é uma opção importante e que tem o propósito melhorar a experiência dos clientes.

 

Dito isso, podemos enumerar os problemas que fazem os clientes solicitarem às operadoras que haja a contestação de suas compras.

 

1- O cliente não identifica a compra: acontece quando o cliente pode esquecer ou até mesmo ter sofrido algum tipo de golpe, assim, levando a necessidade de solicitar a verificação e o chargeback dessa compra.

 

2- A mercadoria/serviço não foi prestado como o solicitado: nesse caso o cliente pede a contestação da compra devido à sua insatisfação com aquilo que foi previamente acordado. 

 

3- Valores cobrados indevidamente: pode acontecer quando o vendedor cobra a mais ou erra o valor na hora do preenchimento na máquina de cartão e o cliente não confere. Logo, quando o cliente verifica esse erro, ele faz a solicitação do chargeback.

 

4- Ação fraudulenta: acontece quando a compra já é feita com a intenção de haver o chargeback, assim, o comprador aguarda o produto chegar (quando feita em comércio online) e depois faz a contestação alegando não reconhecer aquela compra.

 

Esse tipo de ação fraudulenta acontece, geralmente, com comércios de produtos que podem ser mais facilmente passados adiante, como é o caso de eletrônicos e bens de consumo, pois a intenção dos golpistas não é ter o objeto comprado e se poder ter acesso ao dinheiro.

 

Impactos causados pelo chargeback

 

O chargeback possui alguns pontos positivos, como o de auxiliar os compradores a ter uma melhor gestão das suas compras. Entretanto, para empresas, ele pode ser sinônimo de problemas no caixa e na gestão. 

 

As fraudes envolvendo chargeback são comumente vistas em e-commerce, entretanto, elas também acontecem em estabelecimentos físicos. Por isso, é necessário que empresários busquem se proteger da melhor forma para que não caiam em ações de pessoas que agem de má-fé. 

 

Estas contestações podem afetar empresas de todos os portes, gerando um deficit em empresas de médio e grande porte e podendo levar empresas de pequeno porte até mesmo a falência. 

 

A falta de monitoramento das vendas por meio de cartões acaba gerando problemas no caixa da empresa que, com o passar dos meses, acaba se transformando em um rombo alarmante. Sendo assim, para evitar que o chargeback ocorra de maneira arbitrária, há algumas medidas a serem tomadas para diminuir o risco das transações e melhorar a segurança financeira da sua empresa.

 

Como proteger a sua empresa do chargeback 

 

Apesar de toda venda com cartões de crédito e débito poderem estar sob algum nível de risco, é possível que você proteja a sua empresa para que ela não sofra os impactos causados pelos chargebacks. 

 

Primeiramente, é importante frisar que o monitoramento das compras é essencial, pois é dele que você poderá ter informações sobre o que está acontecendo com suas vendas. Deste modo, tendo informações, você poderá entrar em contato com a empresa de cartões e resolver os problemas que podem estar acontecendo. 

 

Você pode realizar esse monitoramento de modo manual e resolver junto às instituições financeiras os problemas que surgirem. Entretanto, é interessante que você possua um sistema de conciliação de cartões, como o Gold Card, pois através dele o monitoramento é automatizado e tudo fica mais fácil, poupando que você tenha surpresas indesejadas. Além disso, você ainda pode contar com a ajuda da assessoria financeira da Gold Soluções e ser amparado por especialistas.

 

Aliar a tecnologia ao crescimento do seu negócio é a melhor estratégia e a que mais evita que você tenha surpresas ruins no caixa da empresa. Clique no ícone do WhatsApp no canto da tela e venha conhecer mais sobre o Gold Card. 

 

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