Você que é empresário, provavelmente, já se deparou com a oferta de bancos e financeiras para que você contrate uma linha de crédito chamada antecipação de recebíveis, correto? Caso ainda não tenha visto falar sobre ela, recomendamos que entenda mais sobre o assunto e se você está buscando saber mais detalhes sobre ela, esse artigo é o ideal para você.
Quando se trata da saúde financeira da sua empresa, é necessário ficar atento às possibilidades que os bancos e instituições financeiras oferecem para cada um dos empresários. Assim, saber sobre essa modalidade é bem interessante, pois promove a chance de ajustar as contas da empresa em momentos complicados ou para fazer melhoria.
A antecipação de recebíveis é uma opção de linha de crédito oferecido pelos bancos e financeiras onde o empresário pode receber antecipadamente os valores que demorariam alguns meses para entrar no caixa da empresa. Assim, aquilo que levaria meses para entrar no fluxo da empresa será recebido imediatamente pelo empresário, porém, é importante ressaltar que essa linha de crédito possui juros e outas particularidades.
Como funciona:
Imagine que você fez algumas vendas e que esse dinheiro só entrará no caixa efetivamente em alguns meses, porém, você precisará que este dinheiro chegue até você de modo mais rápido para suprir as demandas do estabelecimento.
Partindo deste ponto, você poderá utilizar da antecipação de recebíveis, onde o banco ou instituição financeira disponibilizará o pagamento dos títulos que você receberia e sobre esse crédito será aplicado uma taxa de juros, descontos e IOF.
Alguns títulos que se caracterizam nesta categoria;
- Parcelas realizadas em cartão de crédito;
- Duplicatas;
- Cheque pre-datados.
Ao realizar essa transição, o banco ou operadora financeira disponibilizará o dinheiro ao empresário e assumirá os recebimentos dos valores no futuro.
Utilizando a antecipação de recebíveis
Como você já deve ter percebido, a antecipação de recebíveis possui pontos que são bem favoráveis a sua empresa, porém é importante ter a consciência de quando você deve usar, pois também pode trazer problemas.
Portanto, é sempre bom saber quando você deve utilizar desta opção oferecida pelos bancos e financeiras, mas, lembre-se que aqui são algumas possibilidade e que você deve analisar todo o seu cenário para ver se essa será realmente a melhor opção.
- Obter capital de giro para manter o funcionamento do empreendimento;
- honrar com compromissos ligados a fornecedores;
- Utilizar para saldar dívidas com juros superiores ao da Antecipação de recebíveis;
- Aproveitar temporadas para adquirir ou suprir demandas de sazonalidades.
Conheça as vantagens da antecipação
Pouca burocracia: ao contrário das outras linhas de crédito, a antecipação de recebíveis é bem mais ágil no processo. Deste modo, o valor chega bem mais rapidamente ao caixa da empresa.
Taxas mais acessíveis: este é um dos pontos que mais se sobressaem aos demais tipos de linhas de crédito. A antecipação oferece taxas de juros mais baixas, favorecendo com que o empresário não tenha grandes perdas no financeiro. É importante ressaltar que além da taxa de juros, outros pontos devem ser avaliados, como o Imposto sobre Operação Financeira (IOF).
Não é uma dívida: ao contrário dos empréstimos, a antecipação de recebíveis não é a contração de uma dívida. Nela, a sua empresa não estará assumindo uma dívida, ela estará apenas antecipando valores que seriam recebidos futuramente. Deste modo, você não terá que fazer um pagamento extra, pois o valor será pago pelos títulos futuros no decorrer do tempo.
Estabilização da saúde financeira da empresa: por ser uma opção com mais acessibilidade aos empresário, ela é uma ótima estratégia para estabilizar a saúde da empresa. Ou seja, o empresário poderá utilizar da antecipação para organizar um período conturbado e prevenir que a empresa sofra impactos irreparáveis.
Desvantagens da antecipação de recebíveis:
Responsabilidade futura: apesar de ter um baixo risco de inadimplência, este ponto deve ser observado, pois caso haja inadimplência no pagamento dos recebíveis futuros, será o empresário o responsável pela quitação deste valor que ficará em aberto. Além da responsabilidade, ele poderá também ter que pagar multas e juros sobre o valor que ficar em aberto.
Imediatismo: devido ao fato de ser uma opção de crédito bem menos burocrática e mais acessível, ela pode acabar se tornando algo que os empresários utilizem quando precisam de soluções imediatistas. Deste modo, acaba se tornando um vício, onde é sempre a solução que eles encontram para os problemas. Esse imediatismo pode atrapalhar o caixa futuro da empresa, já que o empresário estará comprometendo o retorno futuro com esse tipo de crédito.
Descontos: Além das taxas de juros comuns, podem haver alguns descontos, o que acabarão afetando no valor que a empresa receberia por cada venda. Mesmo sendo uma boa opção para suprir o caixa da empresa, a antecipação pode reduzir os ganhos que a empresa teria quando aplicado o IOF, taxas e descontos.
Essa é a melhor solução?
A antecipação de recebíveis é uma opção ideal para empresários que possuem um bom planejamento financeiro e que entendam do mercado que atuam. Isso significa que essa linha de crédito pode ser uma boa opção àqueles que entendem que se optarem pela utilização dela hoje, deverão trabalhar em prol dos próximos meses para suprir as necessidades da empresa, já que não contará com os recebíveis futuros.
Antes de optar por este tipo de crédito, análise os dados e quais as outras vias que poderá usar para suprir o problema atual da sua empresa. Essa é uma medida que é boa para problemas urgentes e imediatos, mas deve ser pensada com cuidado e deve entrar no planejamento de empresa.